Análise Situacional: Indústria Delivery no Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

A indústria de delivery teve um crescimento notável nos últimos anos. A Metrics fez uma análise sobre as marcas que atuam nesse setor no Brasil. A seguir revelaremos todos os detalhes do que as pessoas pensam a respeito.

Nossa análise foi realizada entre 1º de abril de 2020 a 30 de abril de 2021. As três marcas mais relevantes que atuam no Brasil neste setor são: IFood, Rappi e Uber Eats. Porém, a que melhor se posiciona a nacionalmente é a IFood, já que possui o maior número de menções em mídias digitais, o que se reflete no posicionamento da opinião pública, tanto em volume quanto em cada estado, sendo que Rappi e Uber Eats têm menos de 50% de buscas.

Inflexões registradas durante o período de medição

Com 1.635,564 menções em mídia digital, o destaque da conversa foram as críticas de Flavia Pavanelli (influenciadora com mais de 17 milhões de seguidores) por culpar os entregadores após teste positivo para COVID-19. Um movimento a favor dos entregadores que usaram os #BrequeDosApss e #GreveDosApps também foi apontado como tendência. Um internauta apresentou queixa contra a iFood e Subway devido à má qualidade da comida que encomendou. A iFood emitiu depoimento defendendo um entregador que sofreu discriminação, por ter sido vítima de crime racial cometido por um consumidor da cidade de Valinhos, segundo vídeo veiculado nas redes sociais.

Atitude dos usuários em relação a cada marca

A IFood obteve 55% de comentários positivos. Os internautas destacaram o serviço oferecido pela empresa, compartilharam experiências vividas durante o processo de compra e compartilharam cupons. Por outro lado, houve 45% de comentários negativos reclamando do serviço, principalmente indicando atrasos nas entregas. Outro ponto negativo mencionado pelos internautas é que deixariam de utilizar o serviço como parte do movimento em prol dos direitos dos entregadores. Também mencionaram a IFood na lista de marcas que foram anunciadas em sites de Fake News.

A Rappi obteve 66% de comentários positivos referentes aos cupons, destacando os da “Black Friday”. Com 34% de comentários negativos, o serviço da Rappi foi criticado por não proporcionar respostas rápidas para algumas das reclamações dos consumidores. Também foi mencionada negativamente como uma das empresas que anunciava nos sites do Fake News.

A Ubber Eats obteve 55% de comentários positivos. Os internautas gostaram das promoções oferecidas pela plataforma. Além disso, compartilharam cupons que foram apresentados no BBB e suas experiências ao utilizá-los 44% dos comentários negativos foram principalmente devido a atrasos nas entregas e descontos que não funcionaram. Os internautas também comentaram que iriam evitar usar o app da marca em prol dos direitos dos entregadores.

Se gostou desta análise, clique em link