Análise de discussão digital: Setor bancário no Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

As empresas estão sempre em busca de inovação constante e os bancos não são exceção. Vimos como os bancos tradicionais deixaram de ser a única opção para os consumidores, dando origem aos bancos digitais. Cada um pode oferecer coisas diferentes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Mas sem dúvida o que mais se destaca é a oportunidade, como consumidores, de decidir por um serviço que se adapta às nossas necessidades.

A Metrics realizou uma análise levando em consideração o período de medição de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021 no setor bancário no Brasil. A seguir detalharemos o que foi encontrado na mídia digital sobre o assunto. Foram analisadas 268.485.162 pessoas, 2.235.350 postagens no Twitter e 124.446 no Facebook.

Ao longo do período de medição foram constatadas várias tendências: no início de agosto de 2020, Manuela D’ávila destacou que o banco BTG comprou uma carteira de crédito do Banco do Brasil por R$ 370 milhões. Em janeiro de 2021, Leoni mencionou que o Banco do Brasil dispensou funcionários no final de março. Foi mencionada uma lista de empresários que participaram de um jantar com Jair Bolsonaro e, finalmente, em julho, Anitta foi anunciada como um novo membro do Conselho de Administração do Nuba

Atitude em relação ao setor bancário

Bancos Tradicionais 

Positiva 

Os bancos tradicionais tiveram 58% de comentários positivos de usuários em mídias digitais, o que mais se destaca são os seguintes pontos:

  • Serviço de bancos tradicionais; consideram que apesar da concorrência, percebe-se uma onda de inovação com relação aos serviços.
  • Consideram positivas as atividades dos bancos como patrocínios, doações, entre outras. 

Negativa

Os comentários negativos foram de 42%, destacando-se o seguintes pontos: 

  • Críticas com relação à qualidade de seus serviços, principalmente pelo serviço ao cliente.
  • Demonstram preferência por bancos digitais.

Bancos Digitais 

Positiva

Bancos digitais contam com 68% de comentários positivos:

  • Benefícios oferecidos pelos bancos digitais.
  • Facilidade de realizar operações através de aplicativos.
  • Interesse nas constantes atualizações dos bancos digitais. 

Negativa 

Com 32% de comentários negativos em meios digitais, onde: 

  • Críticas por alguns serviços 
  • Questionamentos do porquê não se unirem com marcas de serviços de pagamento mobile.

Os principais bancos tradicionais no Brasil são: Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. Por outro lado, os bancos digitais mais destacados são: Nubank , Banco Inter e C6 Bank. 

No caso dos bancos tradicionais, destaca-se a discussão digital em torno do Banco do Brasil. Isto ocorreu devido à relação mantida com Paulo Guedes e por reclamações sobre o serviço. Itaú e Bradesco se mantêm no top 3 nos meios digitais. Já nos bancos digitais, o maior destaque foi para o Nubank, que nomeou  Anitta como Conselheira de Administração, assim como menções sobre os benefícios oferecidos, como o caso de respostas rápidas e aumento do limite de crédito.

Atitude sobre principais bancos tradicionais

Santander mantém a melhor percepção entre os principais bancos tradicionais do Brasil, principalmente porque os internautas destacam o serviço assim como as campanhas realizadas como é o caso de Gilberto Nogueira. Nos eixos negativos, internautas reclamam sobre falhas em aplicativos e no site.

No caso do Bradesco e Itaú, internautas destacam as ações em função de inovação, já que em ambos os bancos podem ser  realizadas transferências através do Whatsapp.

Bradesco é criticado por supostamente despedir diversos colaboradores durante a pandemia.

Atitude sobre os principais bancos digitais 

Nubank destaca-se com 63% de menções positivas já que internautas destacaram o serviço ao cliente e resposta rápida do time de suporte. Também houve menções positivas quando créditos são aprovados. Destaque para a notícia de que Anitta formará parte do Conselho de Administração.

O Banco Inter foi criticado por problemas de crédito e foi relacionado com o site Sleeping Giants, onde foi acusado de difundir publicidade em sites nos quais são publicados fake news.

O C6 Bank obteve 72% de menções negativas por problemas relatados com o aplicativo no momento de realizar operações, assim como pela lenta resposta para resolver esse problema. 

Para mais informações entre em contato com este link